Aparentemente um trabalho simples que não exige muita técnica e que qualquer empresa de limpeza pode realizar este serviço, porém não é bem assim na realidade pois qualquer serviço que seja realizado acima de 12 metros de altura exije treinamentos especiais de acordo com a NR 18, deve ser realizado por empresas de engenharia civil, sendo necessário um engenheiro responsável por se tratar de um serviço específico de engenharia e não uma simples limpeza.


Seguem abaixo algumas recomendações:

As fachadas em vidro e alumínio são bastante sensíveis, por isso precisam ser tratadas com devidos cuidados nos seguintes aspectos:

Equipamentos de decida dos funcionários precisam ser homologados pelo IPT e corpo de bombeiros, devidamente amarrados, ancorados e apropriados para se evitar quedas, acidentes e vidros quebrados.

Produtos químicos utilizados devem ser cuidadosamente escolhidos e utilizados pois podem manchar os vidros e/ou revestimentos em alumínio.

Materiais utilizados para a limpeza que não podem ser abrasivos como palhas de aço, e alguns tipos de espumas tipo "Scotch Brite".

Calçados (botas ou sapatos) devem ser apropriados para se evitar marcas de borracha nas superfícies.